Boa noite a todos. Segue abaixo análise de frequência do chassi de um mini baja. Foram obtidos os 12 modos de vibração e suas respectivas frequências naturais. O chassi foi analisado como corpo livre isento de força atuantes. Como corpo livre as seis primeiras frequências naturais possuem valor zero.É muito importante saber as frequências naturais de vibração para evitar o fenômeno da ressonância. A análise foi feita no Simulation do SW.
MODEL |
MESH |
7º VIBRATION MODE |
12º VIBRATION MODE |
Olá André,
ResponderExcluirparabéns pelo Blog. Infelizmente ainda são poucos os blogs de cunho técnico em português, portanto continue em frente!
Uma pergunta em relação à análise:
Vocês fizeram algum estudo para verificar qual dos modos de vibração são os mais significativos para uma pista "típica" de competição mini baja? Pergunto isso, porque apenas com as frequências naturais fica difícil de predizer qual delas seria a mais danos para a estrutura. Se você depois fizer uma análise de resposta espectral desse modelo, não deixe de postar! É um área que eu acho muito interessante, porém também acho difícil de saber tirar uma resposta concreta dos dados obtidos para serem aplicados em um projeto. O ideal seria obviamente depois comparar com um mini-baja instrumentado, mais acho que aí a dificuldade ($$!) é bem maior.
Abs e sucesso!
Bruno
Prezado Bruno,
Excluirobrigado pelo apoio. Infelizmente uma análise nesse nível é inviável para somente um computador, pois o modelo teria que ser modelado inteiramente incluindo suspensão, pneus,etc. Uma análise nesse nível seria viável para uma estação de computadores. Para o Baja deve-se evitar as frequências que geram torção, pois a estrutura tubular do Baja tem menos resistência á torção.